sexta-feira, 13 de julho de 2012

Dia 13 - Grand Canyon

Saímos do nosso hotel em Flagstaff e seguimos para o Grand Canyon South Rim, aproximadamente 1 hora até a entrada do parque. O Grand Canyon é algo que não dá para descrever e não existe foto que consiga retratar a beleza e a dimensão do local. Pena que o tempo estava meio nublado, pois o sol iluminando as rochas torna as imagens ainda mais bonitas.


Chegamos por volta de 10:00am e a fila na entrada estava grande.

Aqui a entrada custa $25.00 por carro com direito a utilização do parque durante 7 dias consecutivos.

Existem três locais de grande visitação no Grand Canyon, o South Rim (o mais estruturado e o mais visitado), o North Rim e o Skywalk. O South Rim e o North Rim fazem parte do Grand Canyon National Park e são administrados pelo governo. O Skywalk (http://www.grandcanyonwest.com/), uma passarela de vidro que se projeta sobre o Grand Canyon, fica mais a oeste, mais perto de Las Vegas. Essa região não pertence ao National Park e é explorada pelos índios Hualapai. Apesar de também ter uma bela visão do Grand Canyon, não se compara ao South Rim. É uma boa opção para que qer fazer um bate-e-volta de Las Vegas. O valor cobrado para acessar a reserva indígena e a Skywalk é bem maior que o cobrado pelo governo para acessar o South Rim ($25.00/carro). Os preços começam em $44.05/pessoa (Hualapai Legacy Package – sem direito à Skywalk). O melhor pacote com direito a acessar a Skywalk custa $87.00/pessoa. Outro detalhe importante, você não pode acessar a Skywalk com sua máquina fotográfica, se quiser uma foto de lá terá de comprá-la por $30.00 dos fotógrafos contratados. Eles alegam questões de segurança, pois se uma máquina cair no piso de vidro poderá riscá-lo ou prejudicar a estrutura no caso de quebra. Uma família de quatro pessoas gastará $25.00 para acessar o South Rim, com direito a milhares de fotos, enquanto o acesso a Skywalk custará $378.00 com direito a uma única foto. 
Apesar do Grand Canyon ser bonito de qualquer ângulo e de qualquer lugar eu ainda prefiro o South Rim, mas se estiver em Las Vegas sem muito tempo de ir até a região do National Park (de Las Vegas são aproximadamente 4 horas), Skywalk é a melhor opção, apesar de ainda achar caro.


Dentro do parque não há necessidade de utilizar o carro. Existem 4 linhas que ligam praticamente todos os pontos de South Rim. A exceção é Desert View que fica no extremo leste dessa região e só pode ser acessado de carro.

Para quem estiver em Williams, existe uma passeio de trem que liga a cidade ao Grand Canyon. Como ainda não fiz esse passeio, não posso dizer se vale a pena.
Para tiver interesse veja mais detalhes no site Grand Canyon Railway.

Para que gosta de mais emoção, o legal é ir até a ponta dos precipícios. As 4 fotos abaixo dão a idéia da dimensão do local.

Ficamos até o pôr-do-sol. Pena que dessa vez o céu estava nublado. Com o céu aberto é algo inexplicável.

Amanhã seguimos para Las Vegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário